O que é

Fala Comunidade é o jornal-laboratório do Curso de Jornalismo das Faculdades Jorge Amado, que funciona em Salvador, na Bahia. Criada em agosto de 2004, a publicação é integralmente produzida pelos estudantes, sob a supervisão de alguns professores. Como linha editorial, o colegiado do curso optou por um jornal de bairro, dirigido aos moradores do entorno das FJA. São bairros situados entre a Avenida Paralela e a Estrada Velha do Aeroporto, como Jaguaripe II, Vila Dois de Julho, Trobogy, Flamboyant, Canabrava, Nova Brasília, Vila Mar, Novo Marotinho, Jardim Nova Esperança, Sete de Abril, Daniel Gomes, entre outros.

Ao fazer um recorte bem preciso do seu público-alvo, o Fala Comunidade evitou um equívoco recorrente entre alguns desses órgãos laboratoriais, que é a eterna indefinição do seu leitor e, assim, dos temas que aborda. Buscando fazer do jornal um espaço efetivo de discussões do interesse dos leitores, desde o momento de elaboração do projeto editorial a equipe estabeleceu fortes parcerias com lideranças e moradores desses bairros.  Em seus três anos de vida, algumas iniciativas foram  a criação de um Conselho Editorial, com reuniões mensais para troca de informações entre professores, estudantes e lideranças comunitárias; visitas aos bairros no início de cada semestre; parceria com escolas; publicação de artigos escritos por moradores; realização de uma oficina de produção de texto jornalístico dirigida a jovens e, mais recentemente, participação de alguns jovens dos bairros em todas as etapas de produção do jornal.

Agora o Fala Comunidade voltou a  ter uma versão on line, para disponibilizar na internet as matérias publicadas na versão impressa e também as que não foram publicadas por falta de espaço. Se você é morador de algum desses bairros, se interessa por temas relacionados à cidade de Salvador ou pelo jornalismo de bairro e  comunitário, temos certeza de que encontrará aqui informações do seu interesse.  Boa leitura!

One Response “O que é” →
  1. Amanhã a Quadrilha do Grupo de Idosos deste CSU de Liberdade : Grupo Fonte da Alegria : Quadrilha Sapeca Iaiá estará se apresentando no Shopping Liberdade à tarde e na semana que vem será o Forró da Amizade do Grupo de Idosos do Grupo da Amizade.É mais uma ação CSU Liberdade.

    Estão abertas as inscrições para projetos esportivos à partir de 07 anos.

    Entrem em contato.
    Obrigada pela atenção
    Rose Rian

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: