Colégios estaduais oferecem oficinas de arte

Posted on 08/06/2009 por

0


por Mariana Gáspari

A Escola Estadual Vera Lux, localizada em Nova Brasília, juntamente com a Escola Estadual Padre Hugo, situada em Jaguaripe abrem suas portas todo final de semana para realizar oficinas que fazem parte do Programa Escola Aberta (PEA).

Esse programa é fruto da parceria entre a UNESCO e a Secretaria de Educação e segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz, por meio da ampliação das relações entre escola e comunidade.

São oferecidas aulas de informática, de manequim, de música, dança, além de reforço escolar. Segundo Jorge Dória, coordenador do PEA na comunidade de Nova Brasília, o programa tem também como objetivo integrar os alunos das escolas dessa comunidade com alunos provenientes de outras comunidades. Os pais de alunos também podem participar das oficinas que são ministradas por voluntários da própria comunidade, como é o caso de Adailde Varjão, professora de artesanato no Colégio Padre Hugo.

Segundo a professora, parte do programa é voltado para quem quer ser inserido no mercado de trabalho, como é o caso da oficina de padaria, bolos confeitados e salgados, o qual é reciclado a cada dois meses. No dia das mães Adelaide organizará uma feira e pretende organizar uma cooperativa com os alunos e, para isso, aguarda uma resposta do SEBRAE.

Programa Escola Aberta
De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o Programa Escola Aberta funciona desde outubro de 2004 e está presente nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Vitória, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Distrito Federal e em Boa Vista e Campo Grande.

Ainda segundo dados do FNDE, na Bahia 98 escolas participam do Programa Escola Aberta, sendo que em Lauro de Freitas 20 escolas municipais participam da escola. Em Salvador, 78 escolas fazem parte do PEA, sendo que metade delas é municipal e a outra metade estadual, como é o caso do Vera Lux e do Padre Hugo. Os principais resultados obtidos com a realização desse programa são a realização de aproximadamente 3200 oficinas e a participação intensa do público das comunidades envolvidas.

Anúncios
Posted in: EDUCAÇÃO