Editorial

Posted on 23/11/2008 por

0


por Liz Silveira

Em clima de festa! O Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, completou a maioridade no dia 13 de Julho deste ano. Por causa disso, a equipe do jornal Fala Comunidade dedica esta edição inteirinha ao aniversariante da vez. Através de matérias especiais, vocês poderão tirar dúvidas comuns e se informar sobre os direitos dos jovens de 0 a 17 anos e 11 meses. Na editoria Zoada, dedicada às crianças, todos poderão ler o que é o estatuto, quando e porque foi criado.

Mas nem tudo é alegria. Com a falta de informação a respeito do ECA, muitos adultos desrespeitam as leis impostas e privam as crianças dos seus momentos de educação e lazer. É o que mostra a reportagem Eles não brincam em Serviço, de Ícaro Almeida. A matéria ainda conta com um box que explica o artigo da Constituição Federal que proíbe os jovens com menos de 14 anos a trabalhar. O texto de Monique Moura e Rachel Koerich também aponta que o Trabalho infantil ainda é realidade na Bahia e o que o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil tem feito para combatê-lo.

Ainda na mesma editoria, confiram uma das matérias mais reveladoras desta edição. Em Muita criança, pouca creche, Claudiana Silva faz um diagnóstico da carência de creches públicas, o perfil das entidades privadas e quem são os responsáveis por fiscalizá-las.

Os dados divulgados na matéria EEECA!, sobre violência sexual infantil, redigida por  Jordan Mendes,  revelam uma das mais duras faces da realidade infantil no Brasil.

Mas tenham calma! Felizmente ainda temos bons exemplos a serem seguidos nas comunidades soteropolitanas, é o que trata a matéria Capoeira é na roda e na vida, de autoria de Jéssica Brandão e Taiana Laiz, que você pode conferir na editoria de cultura. Celebrada por jovens e adultos de toda a cidade, a capoeira foi tombada como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) no mês de julho do ano presente. Grande arma no combate à marginalização, esta arte/dança/luta é praticada por muitas crianças em algumas comunidades locais.

Este jornal foi construído com muito carinho e dedicação pela equipe. A nossa intenção é informar a população sobre os direitos garantidos constitucionalmente pelo ECA às crianças e adolescentes.
Façam uma ótima leitura!

Anúncios
Posted in: CIDADE