Um cantinho para se conhecer

Posted on 15/10/2008 por

0


O Espaço Verde localizado em Itapuã é um lugar onde se encontra música, teatro e artesanato.

por Gabriel Ramacciotti

Em Itapuã, na Praça Calazans Neto, existe um lugar aconchegante e muito arborizado chamado Espaço Verde. Um espaço que foi criado, primeiramente, para reunir amigos, tocar músicas alternativas e falar de coisa boa. Há seis anos o lugar é pura música, teatro e artesanato para os moradores de Itapuã e de bairros próximos. Hafife, 42 anos, casada com o dono, resume em poucas palavras que o lugar “é um espaço sociocultural”.

O nome surgiu por causa da quantidade de plantas e árvores que se encontram no local, todas elas inspiradas na vegetação da Jamaica, já que o espaço tem uma forte influência do reggae, ritmo que veio do país, localizado na América Central. No Espaço já foram realizados vários shows e também uma peça de teatro que fez muito sucesso, chamada “E Morreu”, apresentada pelo antigo grupo de teatro do espaço. Divaldo Gomes, 40 anos, dono do lugar, afirma que os shows das bandas de Reggae RedMeditation e Nação Livre foram marcantes.

O espaço é mantido financeiramente pelo esforço dos próprios donos. No quintal, tem um bar que vende bebidas de diferentes gostos. No espaço ainda existe um palco onde todas as apresentações são realizadas e funciona uma oficina de brinquedos para jovens da comunidade. Também há uma mesa de sinuca para a diversão. Em dias de festa a área fica cheia de pessoas que vêm de diferentes lugares.

Leonardo Gabriel, 15 anos, estudante, é um dos jovens que fazem parte da oficina de brinquedos. Para ele o Espaço Verde é tudo de bom. “Aprendi muita coisa aqui como a arte da carpintaria”, diz. Já aconteceu outro projeto no espaço, quando crianças participaram de uma oficina de reciclagem de garrafas pet. Utilizando velas,as garrafas foram formadas em esculturas, e segundo Hafife “todas ficaram sentadas nas mesas fazendo suas esculturas usando as velas, mas foi tudo em segurança”.

Hafife e seu marido fazem questão de cuidar das plantas que cercam toda área. A área possui várias árvores frutíferas como pinha, jenipapo, um pé de mangueira que cobre boa parte do quintal, entre outros. Uma vegetação variada que dá ao lugar um ar de prosperidade e tranqüilidade. É o que se pode sentir quando se chega lá.

Anúncios
Posted in: CULTURA