Olhos e alma de criança

Posted on 15/10/2008 por

0


Foto Acássia Novais

por Aricelma Araújo dos Santos

Como dizia Daniel Fiuza “ser criança é ser feliz, correr, brincar, ser da vida um aprendiz, ter momentos mágicos, amigos imaginários, ter sujo o nariz. Ser criança é ser feliz, correr, brincar, até cansar”. É assim que Edcarlos Sacramento dos Santos vive a vida. Garoto muito esperto, não fica por muito tempo parado. “Gosto de sair, brincar com meus amigos”, declara. Conhece o bairro de Vila Mar, onde mora, como ninguém. Para os vizinhos, um menino muito traquino, para a sua mãe Helenildes dos Santos, um filho ativo para quem busca, há meses, um projeto onde possa gastar toda a energia.

Nascido na cidade de Santo Amaro da Purificação, em 12 de dezembro de 1997, é estudante da 3º série do ensino fundamental, da Escola Municipal Eliza Maria. É o quarto dos cinco irmãos: Diane, Hernandes, Luane e Luriane.

Com um metro e trinta e sete de altura, pesando 31,6 quilos, quando não está na escola, em suas horas vagas, fica em frente à sua casa jogando gude com seu irmão predileto Hernandes e seu colega preferido Oseás. “Eu sempre ganho deles. Sei jogar mais”, diz confiante. Adora brincar de esconde-esconde.

O garoto sonha, acredita, confia: quer ser veterinário quando crescer.

De família simples, adepto da igreja Adventista, como sua mãe, é gentil e dono de um sorriso que contagia quem está ao seu lado. De imaginação fértil, gosta de televisão, do Faustão, das vídeos – cassetadas e da TV Globinho. Não fica sem assistir o desenho que mais gosta: o Pica-Pau Amarelo.

Gosta muito de cachorro. “Tinha um cachorro chamado Bethowen, mas roubaram”, confessa Edcarlos. O garoto lembra seu animal de estimação com saudades. A tentativa de adotar outro foi vetada por sua mãe. 
Curioso, freqüenta sempre a associação do bairro vizinho, dirigida pela “Tia Ana”, a que mais gosta, confessa o garoto. Lá fica jogando no computador. Personagens imaginários povoam seus dias. Quer ter uma moto grande, um Foccus, não deixa de assistir “Madagáscar”.  Edcarlos é uma de muitas crianças que anda confiante em caminhos difíceis e desconhecidos, no desejo de desvendar mistérios. Edcarlos é feliz e faz sorrir.

Anúncios
Posted in: CIDADE