Esportes transformam a juventude

Posted on 15/10/2008 por

0


por Diogo Braga

O colégio Américo Simons e a Escola Estadual Ana Lúcia Magalhães, ambos localizadas na região de Lauro de Freitas, são exemplos de iniciativas que visam desenvolver habilidades comportamentais em seus alunos. Campeonatos de futebol e de basquete têm ajudado a diminuir os índices de violência e de ausência escolar estimulando os jovens a participarem destes projetos. 

Segundo o gerente do ginásio de esportes de Lauro de Freitas, Eduardo de Souza, as atividades esportivas e os seus campeonatos são realizados com intuito de melhorar as condutas das crianças e jovens. No momento, apenas o futebol e o basquete tem os seus jogos de campeonato disputados no ginásio e essas partidas acontecem de domingo a domingo, com um total de 150 participantes, divididos em categorias, a infanto-juvenil de nove a 12 anos, e a juvenil, de 13  a 18,de acordo com o regulamento do campeonato. “O campeonato de basquete também foi uma dessas modalidades esportivas que teve destaque, pois o time de Lauro de Freitas foi campeão nos jogos abertos de Santo Amaro”.

 Já segundo a professora de educação física Tereza Caldas, do colégio Américo Simons, os atletas recebem apoio de projetos com o programa, “Segundo Tempo”, uma parceria das prefeituras municipais com a Secretaria de Esportes e Lazer, junto com o Ministério dos Esportes do Governo Federal. O programa fornece materiais esportivos, paga viagens e despesa das equipes para disputarem os jogos em outras cidades, desde que os atletas freqüentem as aulas. Caldas afirma que trabalha também com crianças e alunos de séries diferentes, afim de que com a prática do esporte trabalhem em equipes e conheçam a importância do valor do “espírito em grupo” dos esportes coletivos.

Jeane Fernandes, coordenadora, pedagoga e vice-diretora da Escola Estadual Ana Lúcia Magalhães, declara que nessa escola há uma parceria na área do esporte com o programa Plano de Desenvolvimento Estudantil (PDE). Devido ao bom desempenho dos alunos nos campeonatos esportivos, a escola foi o único colégio público convidado para disputar o campeonato chamado de Desafio Impacto. Esta atividade foi realizada somente entre as redes particulares e o organizada pelo Colégio Impacto.

Segundo Cláudio Nogueira, vice-diretor do colégio Américo Simons, o campeonato de esportes ocorre no ginásio de Lauro de Freitas, pois a escola não possui quadra própria. A meta é disciplinar os alunos ensinando-lhes a competir de forma honesta, tendo em vista que o esporte pode mudar o comportamento dos alunos deixando-os menos agressivos e mais interessados, despertando o prazer em praticar um tipo de atividade esportiva.

Anúncios
Posted in: ESPORTE