CSU: Esportes gratuitos no bairro da Liberdade

Posted on 15/10/2008 por

6


por Vanessa Moraes Costa 

O bairro da Liberdade e adjacências conta com cerca de três colégios estaduais como Duque de Caxias, Carneiro Ribeiro Filho, Escola Técnica Luis Navarro de Brito, que oferecem esportes aos estudantes, e três escolas municipais nas quais crianças até 12 anos de idade, exercem atividades recreativas. Um dos mais velhos colégios do bairro, o Duque de Caxias com 70 anos de existência, tem ensino médio e possibilita aos quase três mil estudantes a prática de vários esportes. Para maior integração dos alunos, o colégio realiza todo ano a semana de Caxias que possui os torneios de futsal, basquete, vôlei, handebol, concurso de redação, mostra de vídeos, e apresentações de artes.

Além dos colégios e escolas municipais encontrados no bairro, os moradores da Liberdade podem praticar esportes no Centro Social Urbano. Localizado na Rua Lima e Silva, o Centro Social Urbano (CSU) reintegra e diverte os moradores do bairro e adjacências, oferecendo aulas gratuitas de karatê, futsal, capoeira, canto e violão. O CSU da Liberdade foi fundado na década de 80, hoje é mantido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e conta com parceiros, a exemplo do Serviço Social do Comércio (SESC), e também com o apoio da comunidade.

Segundo a coordenadora do CSU da Liberdade, Cristina Santos, o Centro além de oferecer aulas de esportes, propõe os campeonatos desportivos onde este tem o intuito de integrar os moradores da comunidade. “Aqui funciona como um clube, pais e filhos podem desfrutar de um ambiente para entreter, só falta a piscina”, brinca Cristina.

As aulas de capoeira tem cerca de 50 alunos, com idades a partir de três anos. Ivo Nere, 33, mais conhecido como Onça é o instrutor das aulas e faz parte do grupo de Internacional de Capoeira Topázio. “É uma modalidade que disciplina a movimentação de todas as partes do corpo, habilidades, aumenta a percepção da existência do outro na dinâmica do jogo, sem falar na competência relacional e com isso a conseqüente formação de vínculos de respeito” conta Ivo.

Para a mãe de um dos alunos, Eliane dos Santos, 37, o Centro Social Urbano é muito importante para a formação de Jeferson, seu filho de sete anos, pois sem condições ela teria que deixá-lo em casa sozinho. “Fiquei sabendo que aqui no CSU tinha aulas de karatê gratuitas, por que meu filho fazia lá na ACM Brasil, mas entrou em reforma e transferiram meu filho para cá”, diz Eliane ao falar como ficou sabendo que no CSU da Liberdade tinha esportes gratuitos, ela ainda completa dizendo que assim seu filho pode até ter uma profissão.

Serviço:
CSU da Liberdade
Rua Lima e Silva s/n
Telefone: 3326-5739
Karatê – Terça e quinta- feira
Futsal – Segunda, terça e quarta-feira
Capoeira- Quarta e sexta-feira
Violão- Quarta e sábado

Anúncios
Posted in: CIDADE