Antônio Imbassahy tentará se eleger prefeito pela terceira vez

Posted on 25/09/2008 por

1


Pré-candidato à prefeitura de Salvador busca parcerias para entender os problemas enfrentados pela cidade


por Erick Issa

Antônio Imbassahy (PSDB-BA), que administrou a cidade por oito anos (1997-2004), será candidato novamente à prefeitura municipal pelo Partido da Social Democracia Brasileira. Esta será a segunda vez que Imbassahy concorrerá a um cargo público após romper com o Carlismo, vertente política do falecido senador Antonio Carlos Magalhães. Na última eleição, concorreu ao senado, mas não obteve êxito. Desta vez, tentará ocupar novamente o cargo de prefeito de Salvador, tendo que enfrentar velhos e novos problemas, como a elevada taxa de desemprego e o crescente índice de violência na cidade.

Atual presidente do PSDB-BA, partido ao qual se filiou em setembro de 2005, Antônio Imbassahy prefere não falar em favoritismo para as eleições de outubro. “A cidade terá muitas opções na eleição que se aproxima. Isso é bom, pois estimulará o debate para que a população possa escolher o melhor candidato”, entusiasma-se.

No atual cenário político de Salvador, os candidatos preferem discutir temas que estejam relacionados aos problemas enfrentados pela cidade, desde problemas antigos, como o alto desemprego, até o abandono de projetos sociais e a falta de cuidado com as comunidades mais carentes da cidade. Imbassahy, como pré-candidato, não é uma exceção a esta regra.

O seu partido tem promovido seminários a fim de discutir os anseios da cidade para o caso de ser eleito. No último encontro, que contou com a participação de dirigentes de diversas organizações não-governamentais, Imbassahy discutiu sobre a inclusão social da juventude, além de formas que possam ajudar os jovens a entrar no mercado de trabalho.

Salvador continua sendo a capital nacional do desemprego. De acordo com dados divulgados em maio de 2008 pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a Região Metropolitana de Salvador (RMS) tem cerca de 396 mil desempregados dentro da chamada população economicamente ativa (PEA), o que equivale a 28,1% da PEA, que é composta por pessoas com mais de 10 anos, que trabalham.

O ex-prefeito disse que pretende trabalhar junto às organizações não-governamentais que estejam ligadas diretamente aos jovens para entender os seus problemas e ajudá-los a entrar no mercado de trabalho. “É preciso construir caminhos junto à juventude. Aprender para poder ser parceiro, compreendendo o que se passa para poder ajudar. É necessário criar uma verdadeira parceria para obter resultados”, afirma o ex-prefeito.

Prefeito por oito anos, Antônio Imbassahy deixou o cargo com elevada aprovação dos eleitores da capital baiana. Se eleito terá que enfrentar tantos problemas como os que encontrou quando assumiu a prefeitura pela primeira vez. Ao falar da época em que foi prefeito, afirma ter sido parceiro dos mais carentes e cita como exemplo as comunidades da Estrada Velha do Aeroporto. “Sempre visitei muito aquela região e posso dizer que conheço os problemas desta parte da cidade. Me orgulho de ter acabado com um grande problema que era o lixão de Canabrava”, comenta.

Anúncios
Posted in: CIDADE