Todos juntos contra os piolhos

Posted on 17/09/2008 por

5


por Cristiana Jordão Nery
imagem: http://www.google.com.br

Ser criança é muito bom, a infância é a melhor fase da vida, mas não são só as pessoas que gostam dela, os piolhos também adoram encontrar um cabelo de uma criancinha dando bobeira. Por isso, atenção criançada, pois há maneiras de evitar que a sua cabeça fique cheia desses bichinhos chatos. “O piolho é um bichinho preto que morde a nossa cabeça e coça”, explica Brenda Santos, 6 anos, moradora de Canabrava.

A mãe de Brenda, Rosenice Santos, 25 anos, diz que cuida para que ela não pegue piolhos e que nas férias é melhor, pois o problema é que na escola tem muita criança “piolhenta”. “Olho e lavo sempre os cabelos dela e, se ela pegar piolhos, eu coloco alcool”.

Assim como Rosenice, muitas mamães utilizam de álcool e de vinagre para acabar com os piolhos. Segundo a médica clínica Maria Lúcia Oliveira, “o uso de alcool pode prejudicar as crianças, pois irrita os olhos e quem usa fica inalando por muito tempo este produto. Já o vinagre pode ser usado tanto para matar os piolhos, quanto para repelente”.

Ane Couto, 28 anos, moradora de Canabrava, também é mãe de uma menina, Gabriela Couto, e, segundo ela, os profissionais da escola Nova Jerusalém onde a filha estuda, cuidam dos alunos. “A professora olha regularmente e se achar alguém com piolho manda avisos para as mães e suspende esse aluno por três dias para ele se tratar”, comenta Ane.

Mas não precisa se preocupar galera, basta deixar os cabelos sempre limpos, passar diariamente pente fino e pedir para a mamãe tirar as lêndeas, que são os ovos dos piolhos. “A higiene dos cabelos e a atenção das mães é fundamental para combater os piolhos”, explica a médica Lúcia.

O garoto Israel Góes, 6 anos, que mora em Canabrava, aprendeu a lição de como evitar que esse bichinho more nos seus longos cabelos. “Não tenho medo de pegar pilho, ele é um bichinho que morde a cabeça, mas eu lavo meus cabeços sempre e tomo banho na praia para sair todos”.

Se, mesmo assim, vocês pegarem piolhos, basta colocar remédios e pedir a ajuda da mamãe para se livrar deles. E se encontrar algum amiginho com piolhos, converse com ele e peça para ela pedir ajuda a mãe. Todos juntos podem acabar com a moleza desse bichinho que não é nosso amigo.

Anúncios
Posted in: ZOADA