Conhecimento e lazer nos fins de semana na escola

Posted on 19/10/2007 por

5


escola-aberta-agda-helena.jpg

por Andréia Santos
[dearodrigues19@yahoo.com.br]
*Colaborador: Eder Silva
Fotos: Agda Helena

Nos fins de semana as escolas municipais de Vila Mar e Jaguaripe II abrem as portas para os moradores das comunidades participarem de oficinas e cursos que são realizados pelo Projeto Escola Aberta. O programa que tem como objetivo principal atrair adolescentes e jovens entre 15 e 24 anos, para dentro da escola nos fins de semana, oferece diversos cursos e oficinas gratuitas.
Segundo Denise Nascimento, diretora da Escola Municipal Irmã Elisa Maria, que fica localizada em Vila Mar, o projeto foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e tem a parceria do Ministério da Educação e Cultura (Mec) e do Governo Federal, Estadual e Municipal, em 2004. O projeto sobrevive através da verba que é enviada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) através do Programa Dinheiro Direto Na Escola (PDDE).

Atualmente são oferecidos nove cursos na  Escola Municipal Irmã Elisa Maria, em Vila Mar, e seis  na Escola Municipal Ugo Meregalli em Jaguaripe II, todos contando com voluntários da própria comunidade que tem algum talento  para dar aulas aos participantes. Esses voluntários recebem uma ajuda de custo que varia de Escola, dependendo da quantidade de alunos de cada uma.

Os cursos e oficinas são realizados de forma interativa promovendo conhecimento com diversão aos participantes. “A diferença entre a oficina e o curso é que a oficina promove o momento de lazer, não dá diploma e para ser oficineiro da Escola Aberta tem que ter o talento, pois trazemos as pessoas para o momento de lazer nos fins de semana”, disse Denise Nascimento, sobre as oficinas promovidas pela escola.

escola-aberta2.jpg

Segundo Luciane Varjão, diretora da escola Municipal Ugo Meregalli, a maioria dos participantes do projeto nessa escola são os próprios alunos, pois muitos jovens da comunidade não participam alegando que não têm tempo, pois estão trabalhando nos horários. De acordo com Denise Nascimento, na escola Municipal Irmã Elisa Maria há alunos da própria escola e também os jovens e adultos da comunidade que sempre participam, não dá para saber uma faixa etária dos participantes, pois varia.

Os alunos acham importante essa oportunidade de aprender se divertindo, pois estão protegidos do perigo que tem nas ruas. “Na escola eu participo de diversas brincadeiras e aprendo muitas coisas, se eu ficar na rua não vai ter como, eu vou me envolver com vários tipos de coisas, então é melhor tá aqui dentro do que tá na “rua”, disse Ingredi Santos, de 10 anos, aluna da Escola Ugo Meragalli  e participante da oficina de teatro do projeto. Assim como Ingredi, vários alunos acreditam que estar na escola nos fins de semana é a melhor maneira de livrá-los das maldades e perigos que encontram nas ruas.

Na escola Municipal Ugo Meregalli os cursos oferecidos são: Hip Hop, teatro, Dança do ventre, Capoeira e leituração. Os alunos podem escolher participar de mais de um curso, desde que sejam em horários diferentes. Na escola Irmã Elisa Maria são oferecidos os cursos de língua inglesa, espanhola, capoeira, reciclagem, artesanato, futebol, dança, arte de ler e escrever e samba de roda e maculelê.

Segundo Denise Nascimento, na escola Irmã Elisa Maria, já foram descobertos vários talentos, pessoas que saíram aprendendo a praticar diversas atividades que rendem até lucro, há também alguns que saíram e formaram bandas e descobriram um talento que nunca tinham percebido ter.

Para participar desse projeto os moradores das comunidades precisam apenas querer, pois as escolas não exigem nenhum pré-requisito, basta que os interessados escolham o curso de interesse e se matriculem. Esses cursos são abertos durante todo o ano, não têm tempo de duração, pois funcionam como oficinas e não dão certificado.

Para maiores informações sobre os cursos, os moradores da comunidade  de Jaguaripe II podem procurar a diretora  Luciane Varjão, na Escola Municipal Ugo Meregali ou através do telefone: 3611-7802. Os moradores da Comunidade Vila Mar podem procurar a diretora Denise Nascimento, na Escola Municipal  Irmã Elisa Maria ou entrar em contato através do telefone: (71) 3611-7814/7815.

*Morador do Bairro de Nova Brasília

(setembro 2007)

Anúncios
Posted in: EDUCAÇÃO