O prazer da leitura

Posted on 03/10/2007 por

0


por Bianca Rodrigues*

O que move toda a geração atual é a velocidade da comunicação, onde o acesso ao entretenimento e à informação é muito rápido. Conseqüentemente, a comunicação instantânea, sofre também com o mal que te fez crescer. Em pouco tempo tudo isso fica velho, sem eficácia, sendo por sua vez, descartado.
As metodologias atuais desenvolvem um trabalho de ensino de leitura fora dos padrões de contexto social, alienada e despreocupada com os “interesses” e gosto do aluno. Sendo assim, um ensino que exclui o estudante ao acesso de um mundo politizado e não permite que esses possuam autonomia e poder para intervir no mundo e suas relações, impedindo a sua formação como cidadão.

A leitura como forma de entendimento, penaliza o aluno a se tornar um sujeito conformado, que apenas repete, não intervém, não cria e não possui suas próprias iniciativas na sociedade. A habito de ler, além de fazer entender as palavras, deve ser entendido como decodificadora do mundo, pois abre portas, desvenda e alimenta a inteligência, transformando quem ler em sujeito independente em suas idéias e saberes, podendo adentrar e agir na sociedade de forma critica.

É necessário que seja realizado uma desmistificação de que para ser um “bom leitor”, devem-se priorizar os “clássicos” (apesar de serem muito exigidos), alguns com o passar do tempo já se tornaram obras descontextualizadas para os dias atuais. Deve-se, no entanto, priorizar a recuperação da significação do objeto de leitura, em um estilo contemporâneo e que “salta” para a descoberta e a compreensão da importância do saber ler, criticar e intervir no mundo através da leitura, não apenas na forma de entendimentos de palavras.

Com tudo isso, o ensino de leitura deve voltar-se para a reconstrução nacional através do incentivo á leitura crítica e vigilante, que não apenas aceita, mas rejeita, desvenda seus mistérios e abstrai a ignorância cultural. Incentivo não somente ao entendimento das nossas palavras, mas para uma formação de consciência crítica.

*Estudante de letras, moradora de Canabrava

Anúncios
Posted in: ARTIGOS